Detalhes cada vez mais precisos da Manufatura Avançada exigem o rigor da Metrologia

Você já comprou alguma coisa para montar e quando foi realizar a montagem as peças não se encaixavam muito bem, ou na substituição de uma peça quebrada a nova parece que não se adapta de forma correta.

Imagine isso numa grande empresa onde componentes são oriundos do mundo inteiro. Como garantir que estes vários componentes que vieram de vários países e com várias maneiras de realizar as medições se integrem de forma correta, sem retrabalho e mantendo a garantia e qualidade do produto final?

A resposta é simples! Medição, medição, controle e mais controle em cada etapa do processo e em cada parte de uma peça ou componente.

A ciência que pode garantir que estas várias peças e componentes se unam de forma esperada é a metrologia. A metrologia não só garante que os instrumentos estejam aferidos, mas também mantém um sistema de procedimentos e normas garantindo que estes vários insumos estejam devidamente medidos e controlados.

No momento atual da manufatura onde a grande maioria das empresas mantem produtos padronizados ou com pequenas variações, o maior desafio da metrologia é garantir que as validades de calibrações estejam controladas e que os estudos do sistema como R&R (repetibilidade e reprodutibilidade) e MSA (Análise do Sistema de Medição) estejam disponíveis para a área de engenharia para que projetos e processos possam ser ajustados.

Já na manufatura 4.0 onde a personalização dos produtos será cada vez maior e os lotes serão cada vez menores o desafio é outro. A metrologia 4.0 será caracterizada pela inteligência e interligação com os processos fabris. A utilização de novos equipamentos de medição como scanners 3D, analisadores de superfície e outros, máquinas que serão capazes de analisar se o produto impresso, moldado ou fabricado está de acordo com as especificações iniciais e caso não estejam o próprio equipamento tomará a decisão do que fazer.

manufatura40No futuro da automação e conectividade a metrologia estará inserida de forma intrínseca ao processo fabril sendo um único modelo de processo de produção e qualidade totalmente interativo.

A TOTVS dispõe do módulo de metrologia que está totalmente alinhado às necessidades atuais da área de metrologia da sua empresa e já em projeto junto com a ferramenta TOTVS MES estamos trabalhando para os novos desafios da manufatura e metrologia 4.0.

Conte com a TOTVS para os novos desafios da manufatura avançada.

Ficou interessado? A SMS também é TOTVS, entre em contato conosco para maiores informações.

Gostou ? Compartilhe !
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

SMS Soluções em tecnologia

A SMS é uma empresa com capital 100% nacional, sediada em Curitiba/PR que atua desde 2000 na implantação dos sistemas Microsiga Protheus tornando-se em 2015 uma empresa homologada TOTVS, estando autorizada a comercializar qualquer produto da TOTVS ou de seus parceiros, bem como prestar serviços nos produtos TOTVS.